• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Leilão de subvenção ao milho tem disputa nas principais regiões de Mato Grosso


Quinta-feira, 21 de agosto de 2014 - 09h18

O primeiro leilão de prêmios de subvenção aos produtores de milho teve fortes disputas nas principais regiões agrícolas de Mato Grosso na quarta-feira (20/8), informou a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).


O chamado Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (PEPRO) é oferecido pelo governo para compensar valores de mercado abaixo do preço mínimo oficial.


Com os leilões de PEPRO, o fluxo de negócios de milho deverá aumentar, propiciando que o produto chegue às regiões portuárias, o que colabora para um aumento da exportação do país no segundo semestre, segundo analistas.


Nas regiões norte, centro-oeste, centro-sul e sudeste de Mato Grosso, que concentram boa parte das lavouras de milho do Estado, e em Goiás, foram arrematados todos os lotes disponíveis, com deságios variando entre 44,0% e 10,0%.


Os descontos aceitos pelos produtores em relação ao prêmio inicialmente oferecido pela CONAB indicam forte competição no leilão.


Apenas no nordeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul não foram arrematados todos os lotes disponíveis.


Diversas entidades representativas de produtores haviam pedido nas últimas semanas ao Ministério da Agricultura a realização de novos leilões de PEPRO, num momento em que os preços do grão MAZ-PIDX-BRL estão perto do menor patamar em 4 anos no mercado doméstico.


Mato Grosso é o maior produtor de milho do país, e está com a colheita da safra de inverno praticamente encerrada.


Devido principalmente às distâncias e às deficiências na logística de transporte, agricultores do Estado enfrentam dificuldades de escoar o milho a preços que cubram os custos de produção.


A Conab ofereceu nesta quarta-feira prêmios para 1,05 milhão de toneladas, dos quais 85,5% foram arrematados.


O leilão movimentou R$29,12 milhões. O governo federal autorizou um total de R$500,00 milhões para PEPROs de milho este ano no país.


Fonte: Reuters. Por Gustavo Bonato. 20 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja