• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CONAB vê alta na produção de açúcar do Brasil em 2014/15; etanol recua


Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h28

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2014/15 foi estimada nesta quinta-feira em 34,59 milhões de toneladas, ligeira alta na comparação com a produção registrada na temporada passada, de 34,42 milhões de toneladas, apontou a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em seu segundo levantamento de safra.


O leve aumento na produção do maior produtor global da commodity deve ocorrer, segundo a Conab, apesar de uma safra menor de cana, estimada em 599,65 milhões de toneladas, ante 602,10 milhões de toneladas na temporada passada.


Já a produção de etanol deverá cair para 25,56 bilhões de litros, ante 26,0 bilhões de litros da safra 2013/14.


A Conab revisou para baixo as previsões de produção de açúcar, etanol e de cana, na comparação com o primeiro levantamento divulgado em abril, após à severa seca registrada no início do ano.


"Na região centro-sul, as adversidades climáticas ocorridas nas lavouras de cana-de-açúcar em algumas regiões durante o período de desenvolvimento impactaram diretamente as produtividades esperadas", disse a CONAB.


Os números da Conab para o centro-sul, que responde por cerca de 90,0% da safra do Brasil, estão bem superiores às projeções da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que representa o setor.


No início da semana, o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, disse que a moagem de cana do centro-sul do Brasil deve ficar entre 40,0 milhões e 50,0 milhões de toneladas abaixo da safra anterior, que foi de 596,90 milhões de toneladas, por influência da seca que afetou canaviais no início de 2014.


Padua disse ainda que a produção de açúcar no centro-sul deve ficar entre 2,0 milhões e 2,50 milhões de toneladas abaixo do ciclo anterior, que foi de 34,30 milhões de toneladas.


Questionado sobre a diferença entre os números da CONAB e da UNICA, o representante do ministério para o setor de cana e agroenergia, Cid Caldas, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira que técnicos do governo vão a "todas as unidades produtoras e a UNICA não faz esse trabalho".


Ele disse ainda que houve melhoria das condições climáticas em julho para a cana de São Paulo, estado que responde por mais de 50,0% da safra nacional.


Fonte: Reuters. Por Roberto Samora e Silvio Cascione. 7 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja