• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores pleiteiam a criação da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados (ABAI)


Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 09h10

Classificada como desigual por muitos avicultores integrados, a relação produtor-agroindústria deve ganhar um novo capítulo em breve.


Existe um movimento nacional para criação da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados (ABAI), com sede em Brasília (DF), para lutar pelos interesses dos produtores integrados.


De acordo com Fernando Cezar Ribeiro, avicultor e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF, já estão confirmados conselhos regionais em DF, GO, MG, BA, MT, MS, PR e SC.


Representantes de cada conselho elegerão a diretoria da futura associação, que deve ser oficilizada, provavelmente, no mês de agosto.


"Desde 2011 buscamos criar a ABAI, no entanto, com a fusão da Sadia com a Perdigão, no mesmo ano, nosso trabalho foi dificultado. Mas agora entendemos ser o melhor momento buscar maior representatividade dos avicultores integrados brasileiros perante agroindústrias", salienta Ribeiro.


"Com a ABAI, teremos mais força para discutir nossa relação com as empresas, tornando-a mais igualitária e vantajosa para ambas as partes".


De acordo com Ribeiro, com a formação da ABAI, os avicultores poderão agilizar a aprovação de leis que devem favorecer a produção avícola integrada, como o Projeto de Lei do Senado Nº 330, que modifica diretrizes do sistema de parceria de produção entre produtores e agroindústrias deverá beneficiar a cadeia produtiva de integração.


"Já temos apoio de outras entidades, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), para concretizar nosso desejo, de tornar mais justa a produção de proteína animal brasileira", conclui Ribeiro.


Fonte: Avicultura Industrial. 21 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja