• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tecnologia: a grande propulsora do agronegócio na FEACOOP 2014


Segunda-feira, 21 de julho de 2014 - 09h30

A tecnologia tem mudado o cenário do agronegócio brasileiro aumentando a produção e reduzindo custos. A FEACOOP, Feira de Agronegócios Coopercitrus Sicoob Credicitrus, realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto na EECB, aposta na tecnologia para o crescimento do produtor rural e, mais do que nunca, esta edição explorará as possibilidades tecnológicas em insumos e máquinas voltados para o pequeno, médio e grande produtor rural.


O cenário atual aponta que o Brasil será o maior país agrícola do mundo em dez anos. Com clima e solos que propiciam o desenvolvimento competitivo de várias cultivares agrícolas, o país possui ainda um potencial de área agriculturável de 366 milhões de hectares de terras, ou seja, 43% de seu território nacional. Grande parte do sucesso brasileiro no agronegócio, assim como o do restante do mundo, foi possível graças ao uso tecnológico, que permitiu maiores produtividades em curto espaço de tempo.


A edição 2013 da FEACOOP deu o ponta pé inicial da cooperativa no segmento da agricultura de precisão, onde foram apresentadas inovações em campo de excelência da produção de cana-de-açúcar. Para dar continuidade ao trabalho de disseminação e expansão tecnológica, com intuito de tornar acessível aos pequenos e médios produtores rurais, a FEACOOP 2014, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto em Bebedouro, SP, terá dois campos de excelência contemplando as culturas de grãos e cana-de-açúcar. O campo apontará as novas práticas de agricultura de precisão em grãos, a biotecnologia em sementes, diagnósticos de precisão para nutrição do milho e o plantio de mudas de cana com taxa variável e controle de segmento das linhas de plantio com dinâmicas envolvendo o plantio de mudas pré-brotadas (MPB) em uma área irrigada por Pivot Central.


Como explica o diretor presidente da Coopercitrus José Vicente da Silva, essa será a feira da tecnologia, das boas condições em negócios e da conquista de novos cooperados. "Nós gostaríamos que essa feira fosse um marco divisório, não só comercial, mas também, difusora de novas tecnologias. Acreditamos que isso é o que gera a sustentabilidade no campo. Nós vamos ter usinas, indústrias agropecuárias que estarão presentes na feira, inclusive, algumas delas até com estandes. Então, acredito que essa FEACOOP vai ser a maior FEACOOP nossa, apesar de algumas dificuldades que todos estamos enfrentando ainda no panorama da cana e citros, mas esperamos que essas dificuldades, até agosto, sejam dizimadas, porque queremos entrar forte também em milho, soja e café. Nós estamos com planos de troca, financiamentos, com o apoio das instituições financeiras. Então, queremos entrar nessa FEACOOP, realmente, para que seja a melhor que a cooperativa já teve".


Com 160 expositores, a FEACOOP é completa na oferta de produtos essenciais para o campo como insumos, dentre eles, sementes, fertilizantes, adubos foliares, herbicidas, inseticidas, e máquinas como os tratores Valtra e implementos agrícolas, além de pneus, lubrificantes e peças genuínas, todos com bons preços e excelentes condições de negócios oferecidos pelos maiores agentes financeiros do país: a Sicoob Credicitrus, a AGCO Finance, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil.


Mais novidades


Além do campo de excelência tecnológica em grãos e cana-de-açúcar, a Coopercitrus oferece o serviço de troca da produção de grãos por pacotes de compra, com condições comerciais diferenciadas. Um Shopping Rural instalado na feira, com 80 expositores e mais de 15,0 mil produtos, dá a possibilidade de os visitantes adquirirem tudo o que necessitam para a casa e para o campo, na moderna modalidade de autoatendimento.


O Cadastro Ambiental Rural (CAR) se tornou obrigatório para que produtores rurais declarem suas Reservas Legais ou Áreas de Preservação Permanente componentes em suas propriedades. Em decorrência disso, a Coopercitrus criou o programa "CAR Coopercitrus - auxiliando o cooperado", no qual disponibiliza técnicos em suas filiais para auxiliar produtores a efetuarem o cadastro. Outra novidade é o programa "+ Cooperados", um estande que esclarecerá sobre os benefícios do cooperativismo, com a finalidade de tornar mais produtores rurais cooperados.


O Test Drive possibilita que visitantes interessados na tecnologia dos tratores e implementos agrícolas conheçam a dinâmica das máquinas em campo, acompanhando de perto sua eficiência. 


Fonte: Coopercitrus. 18 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja