• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safras volumosas e preços menores reduzem fome no mundo, aponta USDA


Sexta-feira, 4 de julho de 2014 - 08h44

Safras volumosas de grãos e preços reduzidos estão ajudando a diminuir significativamente a fome mundial neste ano. Esta é a avaliação de um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que analisa a segurança alimentar em 76 países de renda baixa e média, que já receberam alguma ajuda alimentar.


Segundo o estudo, o número de pessoas que estão na faixa de insegurança alimentar - que consomem menos de 2.100 calorias por dia - deve cair 9,0% este ano, para 490,0 milhões de pessoas, ante 539,0 milhões de pessoas no ano passado.


As melhorias devem ser mais acentuadas na África Subsaariana, a região com maior número de pessoas com fome do mundo. Lá, o USDA estima que o total de pessoas na categoria de insegurança alimentar vai cair até 13% este ano. A produção de grãos na África Subsaariana aumentou quase 50% desde 2000. Stacey Rosen, economista do USDA e autora do relatório, disse que o avanço de produtividade foi um dos grandes motivos para o crescimento das colheitas na região.


Segundo ela, isso foi possível graças aos esforços internacionais para ajudar a melhorar a irrigação e fornecer equipamentos agrícolas. Colheitas volumosas têm pressionado as cotações de grãos no mundo todo e beneficiado, principalmente, a alimentação de pessoas de baixa renda.


Conforme o USDA, os preços futuros do trigo caíram cerca de 13,0% nos últimos 12 meses, enquanto os futuros de milho caíram 38,0% no mesmo período. Apesar das melhorias, o relatório projetou que os problemas provocados pela fome devem piorar na próxima década devido ao crescimento populacional e às restrições da produção de alimentos em alguns países.


Fonte: Globo Rural. 3 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja