• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embrapa: ICPFrango diminui em maio; custos de produção de suínos sobem


Terça-feira, 24 de junho de 2014 - 09h20

Os custos de produção de frangos de corte diminuíram 2,3% no mês de maio, em comparação a abril, segundo o ICPFrango/Embrapa, chegando aos 169,37 pontos. Já o ICPSuíno/Embrapa, que calcula os custos de produção de suínos, subiu 1,8% no mesmo período, registrando 170,95 pontos. Os índices são divulgados mensalmente pela CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


 Apesar da queda em maio, o ICPFrango acumula uma alta no ano de 2,4% apoiada nos aumentos dos preços dos pintos de um dia (3,4%) e transportes (1,1%). Nos últimos 12 meses, desde junho de 2013, o índice tem uma variação de 15,2%.


Por outro lado, o ICPSuíno aponta que os custos de produção desta cadeia produtiva têm queda de 2,8% em 2014, influenciada principalmente pela nutrição (-3,2%) e gastos com sanidade dos animais (-0,2%). Nos últimos 12 meses, o acumulado do ICPSuíno aponta alta de 8,4%.


A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais estados produtores do país, está no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em "custos de produção" no menu principal.


Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).


Fonte: Embrapa Suínos e Aves. 23 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja