• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IBGE: estiagem deve provocar queda de 6,1% na safra de café em 2014


Sexta-feira, 9 de maio de 2014 - 08h58

Os produtores de café devem ser os principais prejudicados pela estiagem nos primeiros meses do ano. A safra nacional a ser colhida em 2014 totaliza 2.744.165 de toneladas, ou 45,7 milhões de sacas de 60kg de café em grãos beneficiados, somadas as espécies arábica e robusta (ou conillon).


O montante significa uma queda de 6,1% em relação à produção de 2013, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, divulgado na quinta-feira, dia 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O recuo foi provocado pela seca que atingiu Minas Gerais e prejudicou a plantação do café arábica. A espécie deve ter recuo de 12,0% na produção em 2014 ante 2013, como consequência de uma diminuição de 4,2% na área colhida e redução de 8,2% no rendimento médio.


- A redução na produção foi causada mais por estiagem. Mas o café também vem passando por queda de preço há dois anos, isso desestimula o produtor. Ele investiu menos na cultura, erradicou algumas áreas menos produtivas - afirmou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.


O levantamento de abril mostrou uma redução de 4,1% para a produção do café arábica em relação à estimativa de março. O clima fez produtores de Minas Gerais revisarem suas projeções.


- O café parece o mais prejudicado pelo clima, porque grande parte dele está em Minas Gerais e São Paulo, que foram mais afetados pela estiagem. Quando o produtor vai selecionar o grão, ele vê que só tem a casquinha, que a planta não formou o grão dentro. Então quando colher é que ele vai ver melhor essa perda - explicou o gerente do IBGE.


A safra de 2014 deve interromper a bienalidade que marca a produção de café há 22 anos. Se confirmadas as atuais estimativas negativas para a espécie arábica, o grão terá dois anos seguidos de safra baixa (2013 e 2014).


- Esse ano era para ser um ano de alta na produção. Mas estão falando de inversão dessa alternância de safra - disse Andreazzi.


Se por um lado o café arábica enfrenta dificuldades, o café robusta teve novo aumento na previsão de safra para 2014. A safra da espécie deve ser 14,9% maior que a de 2013. Os produtores elevaram em 1,7% suas perspectivas de produção em abril em relação ao que estimavam em março.


- O robusta é mais resistente, por isso registrou aumento na estimativa de produção - justificou Andreazzi.


O maior produtor de robusta do país é o estado do Espírito Santo, que espera aumento de 17,4% na safra de 2014, em relação a 2013. No total do país, a safra de conillon deve totalizar 744.269 toneladas, ou 12,4 milhões de sacas.


Fonte: Canal Rural. 8 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja