• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vacinação contra febra aftosa começa dia 1° de maio


Sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 09h13

A vacinação contra a febre aftosa começa dia 1° de maio, por meio das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), informa o Ministério da Agricultura.


Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Ministério, Plínio Lopes, a meta é vacinar 166,0 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos nos 21 estados. "A campanha é fundamental para manter as zonas livres com vacinação e prevenir a reintrodução da doença no território nacional", diz.


A vacinação de todo o rebanho vai até o dia 30 de maio e será feita nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Já a imunização em animais com idade até 24 meses está prevista nos estados do Acre (exceto os municípios da fronteira com a Bolívia que vacinam todos os animais), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.


Em Mato Grosso do Sul, a imunização na fronteira iniciou em abril e parte das propriedades devem vacinar todo o seu rebanho até o dia 15 de junho. Já o estado de Santa Catarina não está inserido no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.


A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.


Fonte: Valor Econômico. 30 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja