• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Selênio na ração deixa carne mais macia e com menor índice de gordura saturada


Quinta-feira, 27 de março de 2014 - 09h09

O uso de selênio na alimentação de bovinos de corte pode produzir uma carne mais macia e com menor índice de gordura saturada, é o que afirma o gerente de soluções minerais para a América Latina da Alltech, Fábio Catunda.


O profissional explica que o selênio é um micromineral, que age como antioxidante celular em diversas partes do organismo, tanto do animal quanto do humano. Conforme Alltech, os animais têm deficiência do mineral por que as pastagens têm muito pouco selênio no solo.


Uma recente pesquisa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) constatou que a adição de selênio orgânico na suplementação da ração de bovinos de corte aumenta a quantidade de selênio no sangue dos animais. Além disso, o teor desse mineral na carne produzida chegou a ser quase seis vezes maior do que a carne de bovinos que não tiveram a ração suplementada.


- O trabalho que está sendo feito com o selênio biodisponível enriquece a carne, que acaba ficando mais avermelhada. Fica mais vermelha por que o selênio atua como antioxidante de células. A célula estando mais integra, ela segura a coloração, segura a água do músculo - declara Alltech.


Segundo ele, isso acaba influindo em uma carne mais durável, com um prazo de validade maior. Para o especialista, a presença de selênio na alimentação de bovinos agrega valor à carne, que fica com uma qualidade superior. De acordo com ele, os recentes estudos também explicam a relação entre a deficiência de selênio e o aumento do índice de câncer em humanos.


Fonte: Canal Rural. 26 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja