• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estação das chuvas favorece a proliferação da mosca-dos-chifres


Segunda-feira, 24 de março de 2014 - 09h11

No período chuvoso, o produtor deve ter cuidados extras com o rebanho para garantir animais saudáveis e a produção de carne e leite, sempre levando em consideração o bom estado das pastagens e o calendário de vacinação.


Durante o período das chuvas, ocorre desde a proliferação de vermes, os endoparasitas, até problemas nos cascos provenientes de pododermatites. Mas um dos principais problemas que um rebanho pode enfrentar neste período é a proliferação da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans).


A mosca-dos-chifres causa danos expressivos pela perda do sangue que sugam dos animais e pelo estresse que acarretam. Dessa forma, elas prejudicam a alimentação do rebanho, causando perda de peso e redução na produção de leite.


Com a chegada das chuvas, a proliferação pode aumentar, já que a alta umidade colabora para a reprodução e crescimento das moscas, cujas larvas se desenvolvem no bolo fecal dos animais. Uma das formas de combate é a utilização de controle-biológico, como a utilização dos besouros conhecidos como rola-bosta.


Canal Rural 21 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja