• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Citricultores dos EUA faturam US$125,0 milhões para combater doença da laranja


Terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 - 08h31

Unidos em um só bloco, citricultores da Flórida (EUA), apoiados pelas indústrias de suco dos Estados Unidos, conseguiram junto ao governo a aprovação de uma verba de US$125,0 milhões para ser aplicada nos próximos cinco anos em pesquisas de combate ao greening. Os recursos foram aprovados dentro da Fam Bill, lei americana que estabelece os recursos e os subsídios destinados à agricultura.


- Foram quatro anos de intensas conversas entre representantes do setor e deputados e senadores para mostrar a importância dessa medida para a Flórida. Esta é a legislação mais importante que os citricultores da Flórida já conquistaram - revela o diretor-chefe do Flórida Citrus Mutual, associação que reúne os citricultores americanos, Mike Sparks.


A organização e os resultados obtidos pelos produtores da Flórida contrasta com o cenário visto na citricultura brasileira. Enquanto nos EUA citricultores comemoram a conquista de uma verba milionária, no Brasil, os leilões de Prêmio Equalizador de Preço Pago ao Produtor (PEPRO) que, apesar de terem sido um pedido constante dos citricultores, acabaram não acontecendo na última safra.


Para o presidente da Câmara de Citricultura do Ministério da Agricultura, Marco Antonio dos Santos, o  problema é justamente a falta de articulação dos produtores brasileiros. Para ele, o exemplo dos americanos mostra como a falta de organização pode trazer prejuízos ao setor.


- Nos EUA os produtores são bem organizados e trabalham junto com os outros elos da cadeia, assim eles conseguem resultados expressivos como esse - comentou.


Santos acredita que, caso o Conselho dos Produtores de Laranja e das Indústrias de Suco de Laranja (Consecitrus) estivesse funcionando, o setor teria mais força para cobrar  e ver suas reivindicações atendidas pelo governo.


- Temos uma série de problemas que precisam de apoio, como a renegociação de dividas, a realização dos leilões PEPRO, a isenção do imposto do suco de laranja integral para fortalecer o mercado interno, mas ficamos mais ocupados com disputas para ver quem representa os citricultores. Precisamos urgentemente nos organizar e destravar a pauta da citricultura e começar a trabalhar juntos para resolver os problemas - afirmou Santos.


De acordo com o levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a estimativa é que a produção de laranjas da Flórida alcance 115,0 milhões de caixas para a safra 2013/2014, menor patamar dos últimos 24 anos.


Fonte: Rural BR. 17 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja