• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tempo seco causa prejuízos para produtores do cinturão verde de São Paulo


Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 - 09h10

O calor e a falta de chuvas estão prejudicando praticamente todas as atividades rurais da região de Mogi das Cruzes (SP), uma das principais cidades produtoras de hortaliças no chamado "cinturão verde" de São Paulo.


Segundo Renato Alves Pereira, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a situação é tão complicada que não é possível apontar os prejuízos apenas de uma cultura.


"Em todas as atividades a situação é crítica, porque a agricultura é extremamente dependente da água. O gado está um pouco sem água; na parte de olericultura e de floricultura [o clima quente] vem queimando as plantas; também há falta de água nas propriedades; os frutos não cresceram e certas plantas tiveram o amadurecimento forçado", analisou.


Renato conta que para tentar salvar a produção os agricultores da região estão tendo que irrigar mais.


O problema é que não há água suficiente para isso, o que faz com que os produtores tenham que buscar alternativas que nem sempre são as melhores.


"Eu ouvi um relato de um agricultor que estava sem água. Ele teve que buscar em um rio próximo, mas a água não é tratada. A irrigação das plantas com essa água que não é tratada traz fungos e microorganismos. Ou seja, é prejuízo".


Caso as chuvas não ocorram nos próximos dias, os prejuízos poderão ser ainda maiores. "Se a situação continuar vamos ter a perda da produção. Não tendo a produção, não tem renda. Sem renda não dá pra pagar os compromissos financeiros. Nós vamos ter uma crise", lamentou. "Eu confesso que nunca vi uma seca dessa".


Fonte: Globo Rural. Por Filipe Oliveira e Vinicius Arruda. 10 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja