• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Porto de Paranaguá exporta 12,0% a mais de grãos em janeiro


Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 - 09h03

As exportações de granéis sólidos (soja, milho e farelo de soja) pelo porto de Paranaguá atingiram 982,9 mil toneladas em janeiro, um volume 11,8% superior ao registrado em igual período de 2013 e recorde histórico para o mês, informou em nota a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).


De acordo com a entidade, condições climáticas favoráveis, manutenções melhor planejadas e a antecipação da colheita da soja estão entre os fatores que permitiram tamanha eficiência no período.


"Temos investido em planejamento, otimização das operações e em obras para melhorar ainda mais a produtividade dos portos. E os resultados podem ser vistos agora", afirmou José Richa Filho, secretário de infraestrutura e logística.


A APPA revelou que o Pátio de Triagem do porto de Paranaguá recebeu 20,7 mil caminhões carregados com grãos em janeiro, 19,0% mais em relação ao mesmo intervalo de 2013.


Conforme a administração, o sistema online de agendamento de cargas está funcionando sem problemas e não estão ocorrendo filas no acesso ao porto.


A movimentação total de mercadorias em janeiro deste ano foi de 3,2 milhões de toneladas, uma alta de 12,0% ante igual período de 2013.


O destaque foram os embarques de soja em grão, que somaram cerca de 190,0 mil toneladas, bem mais que as 340 toneladas verificadas em janeiro de 2013, segundo a APPA.


Já as importações de fertilizantes subiram 14,0% na comparação anual e, na avaliação da entidade, devem crescer ainda mais no decorrer do ano.


"Estamos trabalhando na dragagem de manutenção dos berços e bacia de evolução. Só com este trabalho teremos ganhos bastante representativos. No momento, a draga tem paralisado alguns berços mas o benefício deste trabalho será sentido durante todo o ano", explicou o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, por meio de nota.


Fonte: Estadão Conteúdo. 6 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja