• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Presidente da Fersol quer liberação de defensivo


Quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 - 09h22

Presidente licenciado da empresa brasileira de defensivos agrícolas Fersol, Michael Haradom iniciou uma batalha dentro do governo e do MPF (Ministério Público Federal) pela liberação do metamidofós.


A substância, usada desde os anos 60 nas plantações brasileiras de soja e algodão, era produzida pela Bayer até os anos 90, quando a patente expirou e o produto passou a ser oferecido por pequenas e médias empresas nacionais.


A gigante alemã passou a oferecer um produto à base de neonicotinóide (composto de nicotina), quatro vezes mais caro.


Em 2011, a Anvisa decidiu pelo fim do metamidofós, sob a alegação de que o produto provocava risco à saúde.


Haradom afirma que não há caso comprovado de dano à saúde e a substância nunca teve seu uso autorizado em hortaliças e vegetais que podem ser consumidos crus.


Para o empresário, a medida aumenta sem justificativa os custos da agricultura brasileira e a dependência de fabricantes internacionais.


Para agravar, as plantações enfrentam desde 2013 o ataque de uma praga combatida com o uso do metamidofós.


Em razão disso, um grupo de produtores rurais conseguiu a liberação do Ministério da Agricultura, em caráter de urgência, do uso de uma nova substância nas áreas mais atingidas pela variedade de lagarta que ameaça as plantações: o benzoato de emamectina, cujo pedido de registro feito pela Syngenta havia sido negado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2007, por oferecer riscos à saúde humana.


A única exigência do ministério para a importação e aplicação dos produtos à base da substância é que os produtos tenham registro em outros países, o que, para Haradom, não garante a segurança do uso no país.


Fonte: Brasil Econômico. Por Gilberto Nascimento. 7 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja