• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

IBGE: estabilidade na produção de ovos em 2013


Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - 09h10

Embora tenha aumentado 1,34% no terceiro trimestre de 2013, com isso atingindo o maior volume trimestral de todos os tempos, conforme o IBGE, a produção brasileira de ovos mantém-se em níveis relativamente estáveis no decorrer do presente exercício, com variação de pouco mais de 0,5% nos nove primeiros meses do ano.


Analisados esses 18 meses sob o ponto de vista da produção média diária, observa-se que entre setembro e dezembro de 2012 o volume de ovos produzidos sofreu sensível decréscimo, a ponto de ficar abaixo da média diária alcançada em todo o espaço de tempo analisado.


Tal resultado é, à primeira vista, contraditório, pois é nesse período (primavera) que aumenta a produtividade das poedeiras e, com ela, o volume de ovos produzidos.


Neste caso, porém, esse fraco desempenho tem explicação: o período de queda coincide com o período em que as altas do milho tornaram onerosa (para não dizer proibitiva) a produção de ovos.


Justifica-se, pois, que em plena primavera a produção tenha experimentado sensível decréscimo.


Aliás, não foi por outra razão que o produto alcançou sua melhor média de preços de 2012 exatamente no trimestre final do ano.


Fonte: Avisite. 12 de dezembro de 2013.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja