• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

EUA vencem disputa contra China na OMC sobre importação de frango


Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 08h49

Os Estados Unidos venceram uma disputa contra a China na Organização Mundial do Comércio (OMC) na sexta-feira (2/8) sobre importação de carne de frango, o que potencialmente poderá beneficiar uma divisão norte-americana da brasileira JBS, a Pilgrims Pride.


Um painel de arbitragem entendeu que a China havia quebrado regras da entidade em pelo menos 16 de 21 pontos reclamados pelos EUA a respeito de importações de frango.


"Esta decisão manda uma mensagem clara que a administração Obama pode brigar e ganhar em favor dos produtores, negócios e trabalhadores norte-americanos no sistema global de comércio, assegurando que a América pode se beneficiar das regras e do acesso de mercado que negociamos em nossos tratados internacionais de comércio", disse o Representante de Comércio dos EUA, Michael Froman, em uma nota enviada por email.


A reclamação dos EUA, enviada em setembro de 2011, era a respeito de taxas impostas pela China à importação de cortes de carne de frango dos EUA. O episódio foi visto como parte de uma série de reclamações em retaliação e ocorreu depois que os EUA barraram as importações de carne de frango cozida da China.


Os EUA disseram à OMC que eram os maiores exportadores de cortes de frango para a China antes da imposição das tarifas e que posteriormente suas vendas ao país asiático caíram 90%.


O processo aberto pelos EUA citava prejuízos a exportadores como a Pilgrims Pride, controlada pela brasileira JBS; a Tyson Foods; e a Keystone, uma marca da empresa de alimentos brasileira Marfrig.


A China justificou as tarifas dizendo que as importações dos EUA eram subsidiadas de maneira injusta e inundava o mercado chinês, provocando concorrência desleal e prejudicando a indústria local.


O Ministério de Comércio da China não comentou imediatamente a decisão da OMC. A China tem prazo de 60 dias para apelar da decisão.


Fonte: Reuters. 5 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja