• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Avicultura: governo atualiza norma sobre teor de água em carcaças


Segunda-feira, 22 de julho de 2013 - 08h56

O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União de sexta-feira (19/7) uma instrução normativa que atualiza o método de parâmetros de avaliação do teor total de água em carcaças resfriadas de frangos, galinhas, aves e galetos. Segundo o governo, as análises são feitas, principalmente, para verificar se há sobrepeso dos produtos devido ao excesso de água.


A diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Judi Nóbrega, explica que o controle protege os direitos do consumidor. Segundo ela, a absorção de água durante o processo de abate pode ocorrer na etapa chamada pré-resfriamento por imersão, o que justifica a necessidade de análises para avaliar possíveis sobrepesos nos produtos.


Judi Nóbrega cita que os cortes e as carcaças congeladas são monitorados rotineiramente pelo serviço oficial e pelas empresas fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), por meio dos programas obrigatórios de autocontrole. Ela afirmou que o aperfeiçoamento dos controles está entre os fatores para o aumento da oferta de carne de frango com mais qualidade e elevação da produção avícola nacional nas últimas três décadas, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais.


No ano passado, a produção brasileira de carnes de aves atingiu 12,65 milhões de toneladas, atrás apenas dos chineses (13,2 milhões de toneladas), de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Fonte: Agência Estado. 19 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja