• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Implantação do Cadastro Ambiental Rural começa pelo Tocantins


Sexta-feira, 28 de junho de 2013 - 08h50

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participa nesta sexta, 28/6, da solenidade de assinatura de convênio no valor de R$40 milhões, entre o governo do Tocantins e o Ministério do Meio Ambiente com a finalidade de implantar no estado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pelo novo Código Florestal brasileiro. A cerimônia, que será realizada no Palácio Araguaia, contará com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do governador do estado, Siqueira Campos.


O novo Código Florestal determina que, passados dois anos de sua aprovação, todos os produtores rurais brasileiros terão, obrigatoriamente, de ser incluídos no CAR. O Tocantins sai  na frente: é o primeiro estado da federação a conseguir os recursos, via Fundo da Amazônia, para implantar o Cadastro Ambiental Rural.


É por meio do CAR que os imóveis serão certificados, ajudando a corrigir os passivos ambientais das propriedades e dando condições para uma produção sustentável. O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com objetivo de reunir e integrar informações relacionadas às áreas consolidadas, de uso restrito e de preservação permanente e às reservas legais.


Os recursos beneficiarão 96 municípios tocantinenses que serão atendidos já na primeira etapa de implementação do CAR-Tocantins. Os 43 municípios restantes serão atendidos em uma segunda etapa, com recursos próprios do governo estadual e do Programa de Investimento Florestal (FIP), administrado pelo ministério.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, deputado Irajá Abreu, o CAR é o instrumento que o meio rural mais esperava. "É importante para o produtor rural, especialmente para os pequenos, e é importante para o meio ambiente", diz o secretário.


Fonte: Assessoria de imprensa. CNA. 27 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja