• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Prazo para vacinação contra aftosa termina no final de maio em São Paulo


Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 16h26

Mais de dois milhões de animais ainda não foram vacinados contra a febre aftosa em São Paulo. Na próxima sexta, dia 31, termina o prazo para a vacinação de bovinos e bubalinos no estado. Pela primeira vez, o criador pode declarar a vacinação pela internet, sem ter que entregar a documentação de papel.


São Paulo tem status de livre de febre aftosa com vacinação. Há 17 anos, o estado não registra casos da doença. Durante o mês de maio, devem ser vacinados os rebanhos bovinos e bubalinos com até 24 meses.


Em uma fazenda em Paulínia, todo o gado nelore mocho, com até dois anos de idade, já foi vacinado contra a febre aftosa. Após a vacinação, é preciso declarar que o rebanho está imunizado. O trabalho no campo continua o mesmo, mas nesta campanha há uma novidade, e a mudança acontece nos escritórios das fazendas.


Pela primeira vez, a declaração pode ser feita pela internet. Luciano da Silva é o zootecnista responsável por quase seis mil animais em cinco fazendas no interior paulista. Ele deixou de lado os formulários de papel.


Para declarar a vacinação via internet, o pecuarista precisa, em primeiro lugar, preencher o cadastro que está disponível no site da Defesa Agropecuária e, depois, entregá-lo em um dos escritórios do órgão junto com o CPF e comprovante de residência do criador ou funcionário responsável. Além do controle da imunização do rebanho, o sistema também serve como ferramenta para a gestão das propriedades.


Na fazenda, outra vantagem obtida com o sistema eletrônico é a obtenção da GTA, que é a guia de trânsito animal com maior rapidez e menos burocracia.


Quem não aderir ao processo eletrônico pode preencher a declaração de vacinação contra febre aftosa que está disponível no site da Defesa Agropecuária e fazer a entrega presencial junto com as notas fiscais de compra das vacinas. O prazo para declarar vai até o dia 7 de junho.


Fonte: Canal Rural. Por Roberta Silveira. 27 de maio de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja