• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Consultório agrícola: galinhas moles


Segunda-feira, 22 de abril de 2013 - 08h48

Ausência de fome e fraqueza são, em geral, sintomas de baixo nível de vitaminas e de cálcio no organismo dos animais. A alimentação incorreta leva a essa condição das galinhas, mesmo das rústicas caipiras.


Para cada fase de vida das aves, seja de raça ou não, há um tipo específico de alimento. Assim, quando ainda são pintos de um dia, as galinhas devem comer ração inicial e, após completarem um mês de idade, ração de crescimento.


Os exemplares destinados para reprodução, então, passam a ter como refeição a ração de postura, enquanto para o abate a de engorda. É indicado ainda acrescentar uma parte de milho para duas de ração e disponibilizar hortaliças, como folhas verdes. Evite a alface, que provoca diarreia, e sempre forneça tudo bem lavado.


Suplemento vitamínico e cálcio, comprados em lojas de produtos agropecuários, também são recomendados. A higienização constante do ambiente é muito importante, além de assegurar água limpa e fresca ao alcance das galinhas.


Siga a programação de vacinas com orientação de um profissional. Há também a possibilidade de os animais serem filhos de pais que eram irmãos, resultando em um problema de consanguinidade que leva à degeneração da raça.


Para um diagnóstico mais preciso, a sugestão é encaminhar uma ave morta e resfriada para uma universidade próxima, que tenha curso de veterinária, para que seja feita uma necropsia.


Fonte: Globo Rural. Por João Mathias. 19 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja