• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Entrega de fertilizantes cresceu 2,0% no 1º trimestre, informa Anda


Quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 08h47

As entregas de fertilizantes ao consumidor final registraram queda de 4,3% em março ante o mesmo mês do ano passado, para 1,64 milhão de toneladas, segundo divulgou na terça-feira (16/4) a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Já no primeiro trimestre do ano, as vendas cresceram 2,0%, para 5,41 milhões de toneladas em relação a igual intervalo de 2012.


Mato Grosso concentrou mais uma vez o maior volume de entregas no 1º trimestre, com 1,07 milhão de toneladas. Em seguida, vem São Paulo com 866 mil toneladas e Minas Gerais, com 648 mil toneladas.


No acumulado do ano, as vendas de fertilizantes nitrogenados apresentaram evolução de 3,4%, com aumento de demanda para a cultura do milho safrinha e trigo na região sul, conforme a Anda. Já os adubos fosfatados registraram queda de 5,1%, decorrente da menor entrega para a cultura da cana-de-açúcar. Os fertilizantes potássicos tiveram crescimento expressivo de 8,6%, tanto pelo aumento nos produtos formulados quanto nas coberturas como elementos simples, principalmente para o milho safrinha. 


A queda registrada na entrega de fertilizantes em março reflete um movimento de não antecipação de compra destes produtos, segundo Carlos Eduardo Florence, diretor-executivo da Associação dos Misturadores de Adubos (Ama-Brasil). A demanda maior ocorre no segundo semestre do ano, para o plantio da safra de verão.


Florence afirma que houve uma forte demanda por adubos em janeiro e fevereiro para o plantio da segunda safra de milho e agora o produtor está receoso para adquirir o produto. Conforme Florence, os produtores aguardam uma melhor relação de troca entre produtos e adubos (uma queda nos preços do fertilizante ou uma valorização das commodities, principalmente soja e milho). "Mas precisamos de mais tempo para analisar o mercado", diz Florence. O dirigente da Ama-Brasil também afirma que o excesso de chuvas em várias regiões produtoras provoca problemas para movimentar os fertilizantes.


A produção de adubos nos primeiros três meses do ano subiu 2,5% contra o primeiro trimestre de 2012, para 2,25 milhões de toneladas. As importações destes produtos cresceram 26,1% em março, para 1,18 milhão de toneladas. No acumulado do ano, as compras internacionais aumentaram 18,0% na comparação com os primeiros três meses do ano passado, para 3,58 milhões de toneladas.


Fonte: Valor Econômico. Por Carine Ferreira. 16 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja