• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agropecuaristas querem mais milho


Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 - 08h37

Com apenas 26 mil toneladas de milho liberados para o Nordeste, o que deve chegar até o fim do mês, mas sem a garantia de que novos estoques serão fornecidos na medida da necessidade dos produtores rurais e pecuaristas (criadores de aves, gado e suínos) cearenses; representantes do setor agropecuário estão se articulando com a bancada parlamentar do Nordeste, no sentido de ampliar os termos da Medida Provisória (MP) 603, editada no último dia 18, pela presidente Dilma Roussef. A MP 603 autoriza o governo federal a adquirir de produtores do Centro-Oeste, até 300 mil toneladas de milho para distribuição e entrega nos postos da (Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nos municípios da região, atendidos pelo programa Venda Balcão.


Em 2012, explica o presidente da Federação da Agropecuária do Ceará (Faec), Flávio Sabóia, a demanda, apenas dos micro e pequenos pecuaristas foi de cerca de 30 mil toneladas por mês e apenas 10,4 mil toneladas mensais foram disponibilizadas à venda pela Conab, no Ceará. "Daí a grita e a preocupação dos produtores", explica Sabóia.


Emendas


Diante da demanda dos agropecuaristas, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, (PSDB-CE), está propondo emendas para ampliar o raio de ação da MP 603. Uma das emendas requer a ampliação de 300 mil para 400 mil toneladas na quantidade a ser adquirida pela União, para revenda pela Conab.


Outro requerimento, aponta o parlamentar, é o retorno dos leilões de milho para médios e grandes pecuaristas, suspensos pelo governo em 31 de outubro passado. "Temos até 4ª feira de cinzas para apresentar as emendas", informa Gomes de Matos.


Cotação


O preço da saca de 50 kg de milho no balcão da Conab está R$18,10, para micro produtores rurais do Nordeste. Para grandes produtores, o preço é R$30,00


Fonte: Canal do Produtor. Pela Redação. 7 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja