• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Oil World eleva safra de soja do Brasil; reduz a da Argentina


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 08h41

A estimativa para a safra de soja do Brasil em 2013 foi elevada em 500 mil toneladas, para 81,5 milhões de toneladas, pelo clima mais favorável no país, disse nesta terça-feira (22/1) a Oil World, consultoria com sede em Hamburgo.


A safra de soja da Argentina em 2013 foi reduzida em 1 milhão de toneladas, para 52 milhões de toneladas, devido ao clima desfavoravelmente seco.


Em outubro, a consultoria havia estimado a safra argentina em 56 milhões de toneladas. O número atual, porém, ainda supera as 39,9 milhões de toneladas que a Argentina colheu em 2012.


Grandes safras da América do Sul são necessárias neste começo de 2013 para aliviar os apertados estoques globais da soja, enquanto os Estados Unidos ainda são o principal fornecedor para atender à demanda global pelo produto nas exportações.


Os preços da soja atingiram recordes em setembro de 2012 com a seca que assolou a safra dos Estados Unidos e após fracas colheitas na Argentina e Brasil.


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estimou em 11 de janeiro a safra da Argentina em 54 milhões de toneladas, enquanto o governo argentino espera ao menos 55 milhões de toneladas.


Os preços recuaram uma vez que a colheita dos EUA veio melhor que o esperado e as grandes safras da América do Sul no começo de 2013 podem trazer algum alívio ao fornecimento global.


A Argentina teve tempo seco e quente na segunda metade de dezembro e início de janeiro, enquanto algumas regiões receberam apenas 10-20 por cento do volume normal de chuvas, disse a Oil World.


"Se a falta de chuva persistir até o início de fevereiro, a soja e outras culturas de verão sofrerão estresse e o potencial de produtividade será reduzido", disse.


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 22 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja