• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

COPACAFÉ anuncia aquisição de fábrica de processamento de leite


Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 - 08h44

Motivada pelas perspectivas de crescimento de 4% na produção nacional, atingindo os 32,3 bilhões de litros e na recuperação da rentabilidade do produtor em 2012, divulgadas no início deste ano por entidades de classe, a COPACAFÉ-LEITE, unidade da Cooperativa dos Pecuaristas, Agricultores e Cafeicultores de Minas Gerais - COPACAFÉ anunciou a aquisição recente de uma fábrica de processamento leiteiro, expandindo sua área de atuação.


Localizada na região da bacia leiteira no estado de Minas Gerais, a COPACAFÉ-LEITE iniciou suas atividades em 2010, atingindo hoje a captação de 150 mil litros de leite/dia. Os bons resultados beneficiaram os mais de 4.000 cooperados, 1400 produtores de leite; número atual que cresceu exponencialmente desde sua fundação. Diante desse cenário, a diretoria executiva já planejava a expansão de sua atividade. "Sempre buscamos maneiras de garantir uma melhor remuneração para todos os cooperados, que são donos de todo o patrimônio. Sendo assim, a fábrica será usada para agregar maior valor ao leite dos produtores da nossa COPACAFÉ-LEITE", afirmou a diretoria da cooperativa.


A fábrica tem capacidade para 500 mil litros/dia e foram gastos cerca de R$2 milhões com a reforma do maquinário de alta qualidade e eficiência, que já pertenceu às indústrias Parmalat e foi adquirido de um grupo de empresários da região. A unidade de processamento atenderá as indústrias leiteiras sob a marca MIMO.


Da venda de leite in natura realizada hoje, esse mercado será substituído pela oferta do leite em pó (integral e desnatado) e do leite concentrado. A fábrica também prestará serviço para cooperativas interessadas em industrializar o seu leite, mas atenderá prioritariamente os parceiros das indústrias, comércio de produtos lácteos, entre outros.


Para tanto, a estrutura e logística da COPACAFÉ-LEITE foi estruturada com muito critério, alicerçando-se na estratégia de distribuição do leite às regiões dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, 30 profissionais irão compor o quadro de funcionários e a frota de 15 caminhões será responsável pela captação do leite nas fazendas, além de três carretas rodoviárias para transporte entre o posto de resfriamento e a fábrica.


O posto de resfriamento leiteiro está situado no município de Bambuí, região da bacia leiteira do Alto do Rio Grande e Centro-Oeste, contando com uma infraestrutura para resfriar até 100 mil litros de leite por dia. O leite vem de vários municípios vizinhos, atendendo um raio de 200 km.


O Posto de Resfriamento de Leite, inaugurado em 2010, surgiu através de um pedido da comunidade e do Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí, que demonstraram interesse em organizar a atividade na região e desde então a COPACAFÉ-LEITE se transformou em uma das principais cooperativas desta localidade.


As expectativas não poderiam ser melhores segundo a diretoria da cooperativa que responde pela ansiedade de todos os envolvidos nessa fábrica. O otimismo se dá principalmente pela capacidade de expansão do leite captado por conta da alta capacidade de processamento da fábrica.


Além disso, a diretoria ainda apontou que entre os objetivos da COPACAFÉ-LEITE para o próximo ano, a cooperativa pretende processar também o leite UHT, o leite condensado e o creme de leite, expandindo os produtos da cooperativa.


A Cooperativa dos Pecuaristas, Agricultores e Cafeicultores de Minas Gerais, COPACAFÉ, foi fundada em agosto de 1978, pelo então agente do IBC, de Belo Horizonte, Onofre Braga de Faria e um grupo de produtores que buscavam melhorias para o setor cafeeiro.


Atualmente, a COPACAFÉ já soma 13 filiais em Minas Gerais: Bambuí, Manhuaçu, Lavras, Piumhi, Itapecerica, Campo Belo, Capelinha, Varginha, Santo Antonio do Amparo, Oliveira e Perdões, cidade sede da cooperativa, onde também se localiza o armazém geral. Com o seu crescimento, também veio a diversificação das suas atividades, que incluem a armazenagem e comercialização do café fortalecida pela área de logística, a COPACAFÉ-CARGAS e pela captação de leite, com a COPACAFÈ-LEITE.


Fonte: Assessoria de Imprensa MAM. Pela Redação. 14 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja