• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

RS: estado prepara política de incentivo ao consumo da carne suína


Sexta-feira, 10 de agosto de 2012 - 08h42

O Governo do Estado está em fase de elaboração de um programa de estímulo ao consumo da carne suína. O estudo que irá embasar o mercado legal desta política está sendo elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), em conjunto com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e com o Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips).


O Grupo de Trabalho constituído para esta finalidade é integrado pelo secretário adjunto da Seapa, Claudio Fioreze, pelo representante da Acsurs e coordenador estadual do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Rodrigo Rizzo, pelo diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (SIPS), Rogério Kerber, pelo coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Milton Bernardes e a assistente superior das Câmaras, Valesca Grazziotin Finger.


A função do grupo será a elaboração de diagnóstico do mercado institucional, apontando as potencialidades de setores como a merenda escolar, alimentação em presídios, quartéis, hospitais e universidades, entre outros, para subsidiar o governo na implantação desta política.


Para o secretário adjunto da Seapa, Fioreze, o interesse do governador Tarso Genro, que determinou estes estudos na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes), realizada no dia 23 de julho, "demonstra a sensibilidade do governo ante as dificuldades estruturais do setor, assim como um compromisso com as bases produtivas históricas do estado, onde a suinocultura sempre teve e tem um papel muito importante pelo efeito renda que deflagra na cadeia produtiva".


Fioreze lembrou que várias medidas já foram tomadas, como a diminuição do ICMS para suínos vivos e carnes, para a importação de soja e milho, além da retomada dos pagamentos do programa Pró-Produtividade Agrícola (PPPA), o que deverá ser publicado nos próximos dias.


O coordenado do Grupo de Trabalho acrescenta que, além de representar um mercado importante, a alimentação institucional, especialmente na rede escolar, tem um enfoque de reeducação alimentar e de segurança alimentar importantes, pois a carne suína, assim como o feijão e o arroz, por exemplo, vem perdendo espaço na dieta básica do consumidor brasileiro devido às mudanças de hábito alimentar deflagradas com a crescente urbanização da população.


Fonte: Suino.com. Pela Redação. 9 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja