• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chile reconhece Mato Grosso do Sul como livre de Newcastle


Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 15h38

O estado de Mato Grosso do Sul conquistou o reconhecimento de livre da doença de Newcastle (DNC) pelo Chile. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) durante reunião de negociações bilaterais no Brasil. Os encontros se realizaram na segunda, e nesta terça-feira, dia 7 de agosto. Com o reconhecimento, o estado poderá exportar aves para aquele país.


Durante os dois dias, representantes do Ministério e do governo chileno discutiram a ampliação do intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse de ambos os países. As reuniões se realizaram na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e foram conduzidas pelo secretário da SDA, Enio Marques, pelo diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, e pelo diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia. Entre os assuntos da pauta, negociações relativas a novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, além de negociações sanitárias e fitossanitárias.


"Foram reuniões positivas, com temas de interesse de ambos os governos. Conseguimos encaminhar para soluções várias questões, como o reconhecimento do Mato Grosso do Sul de livre da doença de Newcastle e isso foi positivo. Em outros casos, estabeleceu-se um cronograma para avançarmos nos temas", salientou Colsera.


Questões relativas ao andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos também estiveram na pauta de discussão, assim como as negociações de novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno. As análises de risco de pragas, por exemplo, são essenciais no processo para estabelecer requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.


Saiba mais sobre a doença:


A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afeta aves domésticas e selvagens. Os seus efeitos são notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidémico e por levar a grandes perdas econômicas. A doença é endêmica em vários países.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 7 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja