• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA concede licença para a comercialização do produto ZILMAX® (Cloridrato de Zilpaterol) para bovinos de corte em confinamento no Brasil


Sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 09h55

MSD Saúde Animal é o primeiro laboratório brasileiro a registrar o produto.


No dia 25 de junho de 2012, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) concedeu a licença para a comercialização do produto ZILMAX® (Cloridrato de Zilpaterol) distribuído pela MSD Saúde Animal, tornando-se o primeiro laboratório veterinário a receber o certificado de registro do uso de beta-agonista em confinamentos no Brasil.


ZILMAX® é um aditivo melhorador de desempenho que tem como objetivos aumentar o ganho de peso diário, melhorar a conversão alimentar do animal e principalmente e elevar o rendimento de carcaça de bovinos de corte em fase de terminação em confinamento. Neste cenário, a utilização de ZILMAX® representa um novo horizonte para a pecuária de corte nacional.


ZILMAX® é administrado pela via oral, através da adição direta deste à ração total na fase final de engorda de bovinos. ZILMAX® é utilizado durante os últimos 20 a 40 dias de confinamento, com período de carência de 3 dias.


ZILMAX® atua modificando alguns sinais metabólicos das células musculares e de gordura dos bovinos, por meio de ligações entre o cloridrato de zilpaterol e receptores específicos na membrana celular. Dessa forma, o cloridrato de zilpaterol primariamente muda a partição de energia vinda do alimento ingerido, aumentando o aporte de energia da dieta para o tecido muscular em comparação ao tecido adiposo.


Os receptores específicos dos beta-agonistas em animais são divididos em três subtipos: receptores beta-1, beta-2 e beta-3 e estes estão presentes na maioria das células de mamíferos. Contudo, a distribuição e a proporção dos subtipos de receptores variam entre os tecidos e as espécies. Em bovinos, por exemplo, predominam os receptores do tipo beta-2 nas células musculares e adipócitos, podendo chegar à proporção de 75% de beta-2 e 25% de beta-1 nas células de gordura.


A maior afinidade do cloridrato de zilpaterol (ZILMAX®) por receptores do tipo beta-2, justifica a razão pela qual a molécula eleva o desempenho de bovinos, melhorando o rendimento de carcaça, como também, proporcionando o maior rendimento de carne à desossa da carcaça de animais alimentados com este beta-agonista.


Rodrigo Goulart, Médico Veterinário e Gerente Técnico Zilmax da MSD Saúde Animal, atesta que a utilização de ZILMAX® em confinamentos em diversos países pelo mundo como: África do Sul, México, Estados Unidos e Canadá tem sido fator de sucesso destas operações. Com a introdução desta tecnologia no Brasil, será possível elevar a produção de carne de boa qualidade com menor utilização de recursos ambientais e de modo sustentável, ressalta o Médico Veterinário.


Vilson Simon, Diretor Presidente da MSD Saúde Animal, afirma que o Brasil tem dois grandes desafios pela frente: abastecer o mercado interno e atender a crescente demanda externa. Dados disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), informam que a população mundial chegará a 9 bilhões em 2050.  Conseguiremos atender a demanda de proteína animal com a utilização de tecnologias seguras e já estabelecidas no mercado, melhorando a nossa competitividade, sem agredir o meio ambiente. ZILMAX® permite aproveitar melhor os alimentos e reduzir os custos do pecuarista, finaliza Simon.


Fonte: MSD saúde animal. 28 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja