• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rio+20 e cooperativismo são temas de reunião do CAS


Quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 09h37

O atual presidente do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), o ministro brasileiro da agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e a secretária técnico-administrativa do CAS, Alejandra Sarquis, abriram o último dia da 22ª reunião ordinária do Conselho. Temas como a participação dos países integrantes do CAS no G20 e as negociações comerciais junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) foram debatidos pelos ministros.


O presidente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor Villalobos, destacou o estabelecimento de novas parcerias do Instituto com países como Uruguai. O diálogo com o setor privado e a participação da agricultura familiar para as economias do bloco também pautou os debates.


A exposição sobre a Rio +20 e o Ano Internacional do Cooperativismo ficou sob responsabilidade dos integrantes do CAS. O representante da Secretaria de Desenvolvimento e Cooperativismo (SDC), Kleber Santos, explicou que o principal objetivo do evento é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Santos esclareceu aos presentes que os dois focos principais da Rio +20 são economia verde e governança internacional para o desenvolvimento sustentável. "Não será apenas meio ambiente a ser discutido nos três dias de evento. Pretendemos debater também os aspectos sociais e econômicos da economia verde", destacou.


Mendes Ribeiro Filho lembrou da importância da agricultura como atividade básica para a erradicação da pobreza. O ministro brasileiro propôs que o CAS tenha participação junto ao comitê de organização do evento.


Resolução


Outro tema que ganhou espaço na reunião do CAS foi o Ano Internacional das Cooperativas. O presidente sugeriu e foi aprovada a resolução oficial comprometendo os países integrantes a "concentrar esforços para a implementação de políticas públicas para o fortalecimento das cooperativas e dos sistemas cooperativistas como instrumento concreto de desenvolvimento sustentável e para o aumento da produção".


Outra determinação do encontro aprovada foi o pedido da ministra da agricultura da Bolívia, Nemesia Achacollo, para instituir 2013 como o Ano Internacional da Quinua, cereal de grande importância econômica e social para aquele país.


O último ato das atividades da manhã foi a transmissão do cargo pelo atual presidente do CAS, ministro Mendes Ribeiro Filho, ao ministro da Agricultura argentino, Norberto Yauhar. A próxima reunião ficou determinada para a segunda quinzena de agosto, no Chile.


Fonte: MAPA. Por Magali Barbiani. 17 de abril de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja