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Agronegócio na mídia: movimento quer aproximar cidadãos urbanos do campo


Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 09h18

A idéia é sensibilizar e comunicar. A partir desta segunda-feira (18/7), os cidadãos brasileiros podem ver na televisão e ouvir nas rádios de todo o país mensagens educativas sobre o agronegócio. A campanha publicitária "Sou Agro" é uma iniciativa do Movimento de Valorização do Agronegócio Brasileiro, cujo principal objetivo é esclarecer o que é o agronegócio e a sua influência no dia a dia das pessoas que vivem nos centros urbanos. "Existe uma comunicação muito eficiente dentro do setor, mas a população urbana quase não sabe o que é o agronegócio, de onde vêm os alimentos que consome e qual é a importância disso tudo", destaca o coordenador e idealizador do projeto, Roberto Rodrigues. Para apresentar o Brasil rural para os cidadãos urbanos, os atores Lima Duarte e Giovana Antonelli gravaram programas de rádio, filmes para a televisão e fotografaram em diversos cenários que mostram como a cadeia da soja, da cana-de-açúcar, do algodão, pecuária de corte e de leite influenciam a rotina das cidades. "Tudo é agro. Não existe nenhum cidadão que não tenha uma ligação com o agronegócio, que começa com o lençol da cama que dorme, os alimentos, o combustível que faz o veículo se movimentar", diz Adalgiso Telles, diretor corporativo da Bunge. Além das celebridades, foram fotografados personagens que representam as pessoas comuns como a agro-mãe, a agro-estilista, o agro-taxista, agro-estudantes e agro-chef de cozinha. Segundo Telles, além da TV e do rádio, os atores estrelam outdoors que serão instalados em pontos estratégicos de rodovias movimentadas e pelas cidades. "Apesar de o Brasil ter um imenso potencial rural, a sociedade ainda não conhece muito bem o que é o agronegócio. Em seis meses, queremos que a população saiba de onde vem cada item de sua geladeira", diz o executivo. A internet também será utilizada, com dois portais - um de atualizações diárias e um para discussões de temas mais complexos, científicos e acadêmicos. O Movimento Sou Agro, conforme explicou Roberto Rodrigues, não tem dono, chefe ou presidente. "É uma iniciativa do agronegócio. Diversos produtores, associações e empresas se uniram para promover a imagem do setor, para esclarecer o que é o agronegócio. Esta campanha, não tem dono não", afirma o ex-ministro. Foi ele, aliás, quem idealizou o projeto inicial do movimento. "Essa ideia nasceu há 16 anos e amadureceu". Além de Rodrigues, Telles, da Bunge, e o presidente da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Sawaya Jank são os coordenadores "porta-vozes" oficiais do movimento. De acordo com Roberto Rodrigues, fazem parte do movimento Sou Agro a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Bunge, Cargill, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica), Vale Fertilizantes, Accenture, Monsanto, Nestlé, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o Instituto nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMR&A). Juntas, estas empresas e entidades doaram quantias que somaram R$13 milhões para o Movimento Sou Agro. Fonte: Globo Rural. Por Viviane Taguchi. 19 de julho de 2011.
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