• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Economia verde é central na discussão sobre produtividade, diz Levy


Quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 11h06

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-­feira que a economia verde está no centro da agenda hoje mais importante para o país: a da produtividade. "A ampla adoção de práticas socioeconomicamente sustentáveis pode ser importante para o país no longo prazo, com revisão de práticas operacionais e administrativas. Isso põe a economia verde no centro da discussão sobre produtividade", falou no fim de um evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em São Paulo, sobre economia verde.


Levy afirmou que o compromisso firmado pela presidente Dilma Rousseff de reflorestamento de 12 milhões de hectares nos próximos 20 anos e de maior participação de fontes renováveis na matriz energética já é uma agenda "estupenda", mas que a Fazenda conversa de forma constante com entidades e empresas que desenvolvem mudanças nos padrões de produção e consumo para colocar em prática essas iniciativas.


"Hoje há importantes exemplos de empresas que já veem economia de [baixo] carbono como oportunidade para melhorar sua competitividade e eficiência", declarou.


O ministro afirmou que a agenda tem "enorme sustentação econômica", que pode ser explorada em segmentos em que o país tem vantagens competitivas, como o reflorestamento e o maior uso de energia solar e eólica.


Ele destacou que o governo também tem feito esforço para ampliar as métricas para avaliação da sustentabilidade das empresas para além dos indicadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Nesse sentido, ele ressaltou a discussão sobre a Cide­Carbono.


Levy afirmou ainda que, no setor financeiro, os avanços em relação à economia verde têm acontecido rapidamente e destacou o volume de empréstimos destinados ao segmento, hoje em torno de 10%, segundo os números divulgados pela Febraban.


Após a palestra, o ministro voltou a falar sobre a reunião que teve mais cedo com o presidente do Senado, Renan Calheiros. "Apresentamos alguns itens de contribuição para a Agenda Brasil de maneira informal. Particularmente, falamos sobre a facilitação de grandes projetos de infraestrutura. Reconstruindo elementos para a retomada do crescimento do Brasil", disse.


Levy falou ainda sobre o projeto do governo para mudar o PIS/Cofins, que, segundo ele, deve ajudar a aumentar a produtividade do país. "O PL do PIS/Cofins deve ser apresentado brevemente com o objetivo de simplificar a vida das empresas, aumentar a segurança jurídica das empresas e dar mais transparência à contribuição, e assim ajudar uma melhor alocação de recursos no Brasil de forma a aumentar a produtividade do país. Precisamos fazer isso para que o salário e a renda continuem crescendo de forma sustentável", explicou.


Fonte: Valor Econômico. Por Camilla Veras Mota, Daniel Buarque e Daniela Chiaretti. 21 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja