• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta engajar conselhos na estratégia de sustentabilidade das empresas


Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 - 14h52

A participação dos conselhos de administração na elaboração de ações de sustentabilidade por parte de empresas é essencial para o sucesso dos esforços das companhias nesse tema - mas a maioria ainda não é capaz de engajar os conselheiros no assunto, segundo um estudo global do Boston Consulting Group.


A maior parte dos respondentes (86,0%) acha que conselhos deveriam ter um papel significativo nos esforços das empresas em sustentabilidade, sendo que 65,0% concordam "muito" com a afirmação. No entanto, quando questionadas sobre a extensão da participação dos conselhos de suas empresas em ações de sustentabilidade, apenas 22,0% consideram que esse engajamento é amplo, e outros 20,0% o consideram "moderado".


O estudo foi realizado pelo BCG em parceria com a MIT Sloan Management Review e o Pacto Global da Organização nas Nações Unidas. Foram entrevistados mais de 2.500 gestores de empresas da Europa, Américas, Ásia, África e Oceania.


Discrepâncias também aparecem de outras formas no alto escalão das companhias que participaram da pesquisa. Embora tenha crescido nos últimos quatro anos o número de empresas que dizem que a sustentabilidade está entre as prioridades da alta gestão - eram 46,0% em 2010 e 65,0% em 2014 -, caiu a percepção de que os CEOs estão comprometidos com a causa. No mesmo período, houve diminuição de 9,0% nessa resposta.


Caiu também em 1,0% o uso do cargo "chief sustainability officer" nas organizações e, em 2,0%, o alinhamento de resultados relacionados a sustentabilidade com incentivos financeiros.


Por outro lado, cresceu em 15,0% a capacidade de reportar resultados ligados a sustentabilidade, bem como o uso de indicadores e métricas operacionais (aumento de 6,0%) e pessoais (5,0%) pelas empresas.


O estudo destaca ainda que, na opinião de 90,0% dos respondentes, a melhor forma de incorporar a sustentabilidade ao negócio é por meio da colaboração com outras organizações. No entanto, apenas 47,0% já trabalham dessa forma em projetos ligados ao tema.


Fonte: Valor Econômico. Por Letícia Arcoverde. 13 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja