• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Comissão da Câmara aprova pagamento por serviços ambientais


Quarta-feira, 19 de novembro de 2014 - 17h16

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê compensações financeiras por serviços de preservação ambiental. O texto prevê ainda a criação de um fundo específico para custear esses pagamentos.


Pela proposta, o produtor rural que adotar medidas para preservar áreas ou desenvolver iniciativas de preservação ou recuperação ambiental na propriedade pode ser recompensado. O relator do projeto, deputado Arnaldo Jordy (PSD-SC), destacou que o texto permite que esses pagamentos podem ser feitos pelo poder público e também pela iniciativa privada.


Na justificativa do projeto, o autor, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), afirma que, durante muito tempo, a estratégia de proteção do meio ambiente no Brasil se limitava a punir o infrator. "Em face da ineficiência da legislação repressiva, torna-se indispensável recorrer a outros mecanismos que subsidiem o combate à degradação ambiental. Não basta punir o agressor. É conveniente aliar a isso estratégias que também premiem os que agem corretamente", diz o parlamentar.


De acordo com a Agência Câmara, o texto ainda vai tramitar em caráter conclusivo na Comissão de Finanças e Tributação. Depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Revista Globo Rural. 18 de novembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja