• Segunda-feira, 6 de abril de 2020
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mais um mês de alta no mercado de leite. Previsão de pico de preço em julho/agosto


Segunda-feira, 1 de julho de 2013 - 15h30

Mais um mês de preços em alta.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, considerando a média nacional, o produtor recebeu, em média, R$0,932 por litro no pagamento de junho.


A alta foi de 2,7% em relação ao pagamento de maio. Na comparação com o mesmo período do ano passado o produtor está recebendo 14,4% mais pelo leite. Veja a figura 1. 



Considerando os valores deflacionados pelo IGP-DI, os preços atuais se aproximam dos preços vigentes em 2008 e 2009, os maiores historicamente.


O mercado está firme desde o pagamento de outubro do ano passado. A forte concorrência entre os laticínios e a boa demanda na ponta final são os principais fatores de alta.


De outubro de 2012 para cá o preço do leite subiu a uma taxa média de 1,8% ao mês, porém nos dois últimos pagamentos as altas foram de 3,7% (pagamento de abril) e 2,7% (pagamento de maio).


Este quadro nos dá uma ideia da concorrência por leite no mercado interno.


Para junho, considerando a média brasileira, os dados parciais apontam para um aumento de 0,1% na captação em relação a maio. Mais detalhes no capítulo 2.2.


Para o pagamento a ser realizado em julho, 61,0% dos laticínios pesquisados acreditam em aumento dos preços aos produtores e 36,0% acreditam em manutenção.


Os 3,0% restantes falam em queda no preço do leite ao produtor.


A previsão ainda é de um pico de preço em 2013 no pagamento de julho, mantendo-se estável até agosto, ao redor de R$0,95 por litro (preço líquido).





Convide sua equipe, reúna seu time e garanta seu lugar no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria. De 4 a 7 de agosto, em Ribeirão Preto-SP. INSCREVA-SE AQUI.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>