• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Leite ao produtor: maiores altas ocorreram no Sul e Sudeste do país


Sexta-feira, 4 de maio de 2018 - 16h00

A queda na captação de leite se confirmou em março. No Brasil Central e região Sudeste, o menor volume de chuvas e o aumento nos custos de produção colaboraram para o cenário.


No Sul do país, o período de vazio forrageiro, transição entre as pastagens de verão para as pastagens de inverno, e o aumento nos custos com alimentação prejudicaram a captação. A falta de chuvas em algumas regiões também prejudica a atividade, especialmente no Paraná onde em algumas áreas não chove há mais de quinze dias.


Já região Nordeste as chuvas seguem sem uma regularidade definida e ainda muito localizadas. Apesar da entrada do período de inverno e expectativa de incremento na pluviosidade, a perspectiva da produção segue em baixa. O aumento dos custos de produção (alimentação concentrada) colabora com este cenário.


Com relação aos preços do leite ao produtor, os maiores aumentos ocorreram na região Sul do país e no Sudeste.


No pagamento de abril (produção de março), os preços subiram em praticamente todos os estados pesquisados, com a alta chegando a 5,9% no Espírito Santo. Na Bahia o leite teve ligeira queda (0,04%), praticamente estável.


Figura 1.


Preços médios do leite pago ao produtor no pagamento de abril de 2018, referente à produção entregue em março de 2018, em R$/litro. 



Fonte: Scot Consultoria - www.scotconsultoria


No mercado spot, ou seja, o leite comercializado entre as indústrias, depois das fortes altas de preços em fevereiro e março, as cotações ficaram praticamente estáveis em abril.


Esta questão merece atenção, já que estamos próximos do teto de preço no mercado spot.


Em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, os preços máximos estão próximos de R$1,60 por litro, posto na plataforma. A expectativa é de preços mais estáveis em maio e junho.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja