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Scot Consultoria

Lácteos importados pelo Brasil prejudicam também a Argentina


Quinta-feira, 28 de julho de 2011 - 17h02

A Argentina é conhecida como grande exportadora de lácteos para o mercado brasileiro. Apesar disso, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), de toda a produção de lácteos argentina, 11,4 milhões de toneladas, somente 2% ou 272 mil toneladas, são exportadas. O mercado interno brasileiro tem sofrido com os produtos importados do país vizinho. A proximidade entre os dois países e agora o real valorizado, favorecem o comércio. Segundo dados do governo argentino, as exportações de queijos para o Brasil no primeiro semestre desse ano totalizaram 7,6 mil toneladas. Um aumento de 106% em relação ao mesmo período de 2010. “Segundo informações do setor na Argentina, o país está enviando queijos ao Brasil com preços menores do que são negociados no mercado interno do país.” Os produtos lácteos argentinos estão baratos ao ponto de estarem desagradando muitas empresas argentinas que precisam cumprir os contratos firmados com importadores brasileiros desde o início do ano. Segundo informações do setor, o país está enviando queijos ao Brasil com preços menores do que são negociados no mercado interno argentino. Ou seja, o varejista argentino está pagando mais pelo produto produzido em seu próprio país do que o brasileiro. “... o varejista argentino está pagando mais pelo produto produzido em seu próprio país do que o brasileiro.” No mercado argentino, o queijo conhecido como reggianito, uma espécie de parmesão, é vendido no mercado atacadista a 35 pesos ou US$8,50/kg. No Brasil esse produto chega custando entre US$7,00 e US$8,00/kg, o que corresponde a valores entre R$10,00 e R$12,00/kg. Para se ter ideia, os laticínios brasileiros negociam o parmesão pelo preço médio de R$17,05/kg. Segundo acompanhamento realizado pela Scot Consultoria, o queijo mais barato negociado no atacado de São Paulo é o Minas Frescal, R$9,80/kg, com indústrias vendendo a R$13,59/kg. Ou seja, o produto importado é extremamente competitivo. “No mercado argentino, o queijo conhecido como reggianito, uma espécie de parmesão, é vendido a US$8,50/kg no mercado atacadista... No Brasil esse produto chega custando entre US$7,00 e US$8,00/kg.”. É importante lembrar que, além de queijos, o Brasil importa da Argentina, do Uruguai e do Chile, manteiga e leite em pó, também a preços menores que diminuem a competitividade dos produtos nacionais. O Governo brasileiro, aliás, tomou algumas medidas restritivas à importação de produtos desses países, mas o volume de produtos importados que chega ao mercado doméstico segue mexendo com os preços. Na Argentina, segundo informações do setor de laticínios, as exportações de queijo passam pelo pior momento.
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