• Quinta-feira, 11 de agosto de 2022
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Incentivo ao consumo de leite nas escolas


Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009 - 16h34

O consumo de leite nas escolas, em se tratando de leite fluído, tem uma importância moderada na maior parte dos países. Mas em algumas nações, a representatividade deste mercado no segmento é bastante elevada. Na Tailândia, por exemplo, o consumo de leite nas escolas corresponde a cerca de 25% do consumo nacional total de leite. Apesar de em menores proporções, de acordo com a FAO (órgão das Nações Unidas para questões relacionadas à alimentação), o consumo de leite nas escolas ainda representa uma parcela considerável no Japão (9%), Estados Unidos (7%), Finlândia (5%), Lesoto (5%), Noruega (4%), Suécia (4%), Canadá (3%) e Dinamarca (3%). Para a maioria dos países, o consumo de leite nas escolas representa cerca de 1% do consumo total de leite fluído das nações. IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS Na maior parte do mundo existem programas de incentivo ao consumo de leite nas escolas. Em alguns países esses programas são apoiados (financeira e administrativamente) pelo governo. Em alguns casos o programa consiste simplesmente na distribuição de leite (pelo governo, promoção da indústria, etc.) ou pelo fornecimento de leite com algum subsídio. No entanto, o intuito maior dos programas é aproveitar um dos mercados e uma das possíveis maneiras de melhorar o consumo do produto. A legislação também pode favorecer esse tipo de campanha. Existem países onde a venda de produtos que competem diretamente com o leite nas escolas é proibida, como o caso das bebidas carbonadas (em geral, refrigerantes). Essa é uma maneira do governo apoiar a ação sem necessariamente subsidiar a produção ou o fornecimento de leite nas escolas. A importância desse tipo de programa não está apenas no tamanho do mercado e potencial de crescimento, mas também no público alvo das campanhas. As crianças representam um importante mercado, não só porque elas bebem mais leite que os adultos, mas porque os hábitos de criança acabam acompanhando as pessoas até a vida adulta. Isso garantiria também uma maior venda no futuro. EXEMPLOS Na Dinamarca, depois que foi iniciada uma campanha de incentivo, o consumo de leite nas escolas cresceu cerca de 40%. Já no Canadá, houve um expressivo crescimento no número de escolas que forneciam leite às crianças depois que uma associação de produtores locais tomou a iniciativa. Ainda existem diversas escolas no mundo que não disponibilizam leite para as crianças, seja por falta de oportunidade, pelo preço ou qualquer outro motivo. Na Europa existe um programa que visa incentivar o consumo de leite entre as crianças, indicando os produtos saudáveis e o benefício do seu consumo diário. O programa tem caráter nutricional e também educacional e contribui para a diminuição da obesidade. Neste programa, existem regras sobre o que cada segmento escolar pode fornecer às crianças e quais os subsídios existentes para cada categoria de produtos. Além do leite, as crianças também têm acesso a uma variedade de produtos lácteos. Em 2007, cerca de 305 mil toneladas de leite foram distribuídas entre as escolas da União Européia. Além disso, existem diversas outras atividades incluídas nestes programas, como a visita guiada em fazendas produtoras de leite, eventos comunitários, concursos, folhetos explicativos, brindes, entre outros. As atividades e outros benefícios para o estímulo ao consumo de leite variam de país para país, sendo que a maioria deles está envolvida em algum tipo de programa. Também existem programas de incentivo ao consumo de leite nas escolas no Paquistão, no Brasil, e assim por diante. Cada um com as suas características. Criando programas de incentivo ao consumo de leite nas escolas, existe benefício direto no desenvolvimento do setor lácteo, particularmente em países onde o mercado de lácteos está em crescimento. Ele ajuda a criar uma base de demanda.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook