A pressão de baixa continua no mercado atacadista de produtos lácteos. A demanda fraca e o aumento da produção de leite pressionam os preços.
O leite longa vida deixa claro esse cenário. O nível atual de consumo não absorve toda a produção de UHT.
O preço do longa vida caiu 5,8% em dezembro, na comparação com novembro e está cotado, em média, em R$1,67 por litro. Algumas empresas negociaram o produto por R$1,40 por litro.
Para o leite em pó, considerando a embalagem de um quilo, houve desvalorização de 3,5% em dezembro.
Os itens cujos preços subiram foram os achocolatados, as bebidas lácteas, além do creme de leite, iogurte natural e requeijão.
Os queijos, assim como nos levantamentos anteriores, descreveram comportamentos distintos com relação aos preços no atacado.
No varejo os preços dos lácteos também caíram.
Dos itens pesquisados, somente o creme de leite, o leite fermentado, a manteiga e alguns queijos não apresentaram redução de preços na comparação com novembro.
O comportamento mostra que o consumo não evolui e o mercado não absorve o aumento da produção.
Nos supermercados paulistas, o preço do leite longa vida caiu 4,3% em dezembro frente ao mês anterior.
O produto ficou cotado em R$2,22 por litro. O menor valor encontrado foi R$1,78 por litro.
Em curto prazo o comportamento de oferta e demanda não deve se alterar, e continuar pressionando o mercado. Uma recuperação da demanda é esperada a partir de fevereiro, com a volta às aulas e fim das festas de fim de ano.
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