O mercado de produtos lácteos está aquecido.
Pelo quarto mês seguido, considerando a média de preços de todos os itens pesquisados, tanto no atacado quanto no varejo, houve alta.
A entrada da entressafra ajuda a pressionar os preços para cima, já que a captação de matéria prima vem diminuindo mês a mês.
Nos supermercados em São Paulo, o preço do leite longa vida (UHT) está em alta desde fevereiro. A valorização no período foi de 18%.
O preço médio atual do UHT, de R$2,34 por litro, só perde para o registrado em junho e julho de 2009, meses de cotação recorde.
Há um ano o consumidor pagava 11% menos pelo produto.
Com o longa vida em alta, existe uma tendência de migração de consumo para outros tipos de lácteos, como o leite em pó.
Desta forma, em maio o leite em pó ficou 2,0% mais caro no atacado. No varejo a valorização foi de 6,8%.
Para os queijos, embora alguns tipos tenham registrado queda nas cotações, o período frio favorece o consumo, e a tendência é que esse mercado ganhe firmeza a partir de agora.
O consumo de leite pasteurizado também pode melhorar com a alta do UHT.
A expectativa para o curto prazo é de mercado firme. A entressafra deve aumentar a concorrência entre os laticínios.
É preciso ficar de olho, portanto, nas importações de lácteos nos próximos meses e no período de férias de julho.
A Scot Consultoria, a partir desta edição, passa a acompanhar os preços do leite condensado no atacado e no varejo.
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