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Scot Consultoria

Aumento da captação e proximidade com o período de férias e festas colaboram com as quedas nos preços dos lácteos no atacado e varejo


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 17h49

No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, houve queda de 0,3% nos preços dos lácteos na segunda quinzena de novembro, em relação à primeira quinzena do mês.


Dos produtos que puxaram a queda citamos o achocolatado, o creme de leite e o leite condensado, além do leite longa vida e leite em pó.


O grupo dos queijos também ficou mais barato. A queda média foi de 0,6%, em relação à primeira metade de novembro.


Para o leite longa vida a queda foi de 2,1% no período. O litro do produto ficou cotado, em média, em R$2,12.


Alguns produtos ficaram mais caros na segunda quinzena de novembro, em relação à primeira metade do mês. Destaque para o requeijão e a manteiga.


O leite em pó, que vinha caindo desde meados de setembro, teve ligeiro reajuste positivo nesta quinzena.


Com a retomada da produção nas principais bacias leiteiras do país, os laticínios tem captado maior volume de leite, fato que diminuiu a concorrência entre as indústrias.


Os laticínios de maneira geral, já trabalham com estoques menos apertados, o que dá "sustentação" para as quedas.


Existe ainda a pressão varejista para derrubar os preços.


No varejo, considerando a média de todos os produtos pesquisados, os preços dos lácteos ficaram praticamente estáveis na segunda quinzena de novembro, em relação à primeira quinzena do mês.


Foi a segunda quinzena consecutiva de queda para o leite em pó nos supermercados. Ainda assim, o preço médio atual (R$22,41) está 14,4% mais alto do que o preço médio vigente no mesmo período de 2012.


Para o leite longa vida, os supermercados paulistas vêm reajustando os preços desde meados de outubro, quando o produto atingiu seu pico de preços (R$2,91).


Desde então, houve queda de 3,8% no litro do UHT. 





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