Na segunda quinzena de fevereiro, no mercado atacadista de produtos lácteos os preços caíram 0,9%, considerando os produtos pesquisados pela Scot Consultoria.
A desvalorização foi puxada principalmente pelas quedas nos preços do leite em pó e do leite fermentado. Este último teve queda de 21,6% na comparação com a primeira quinzena de fevereiro.
Já o preço do leite longa vida subiu 1,6% na segunda metade do mês em relação à primeira no atacado. O litro ficou cotado, em média, em R$1,86, considerando a média de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Apesar do sobe e desce das últimas quinzenas, o longa vida está 10,7% mais caro em relação ao mesmo período do ano passado.
Outros produtos cujos preços subiram na segunda metade do mês foram a manteiga, o leite condensado e o creme de leite.
Há estoques de queijo muçarela, e competição com o produto importado. Esses fatos podem tirar a sustentação do mercado em curto e médio prazos.
No varejo, considerando os produtos lácteos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos subiram 0,2% na segunda quinzena de fevereiro em relação à primeira.
As maiores altas foram para o queijo minas padrão e o queijo gorgonzola, cujos preços subiram 7,7% e 6,3% respectivamente.
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