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Produto do Brasil tem maior valor médio da década

Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 -09h59
O preço médio do café brasileiro no mercado internacional fechou 2010 no nível mais elevado da última década. Levantamento da Organização Internacional do Café (OIC) mostra que o produto nacional se valorizou 33%, passando de uma cotação média de US$1,1533 por libra-peso em 2009 para US$1,5368 no ano passado.

A quebra das safras de café na Colômbia e na América Central fez com que muitos importadores viessem procurar no Brasil um produto de qualidade capaz de substituir as origens até então tradicionais. O aumento da demanda fez com que os preços entrassem em uma trajetória ascendente, especialmente a partir do segundo semestre de 2010, culminando no valor médio de US$2,0425 em dezembro, conforme a OIC.

O valor médio do mês passado representou uma valorização de 53,8% em comparação a dezembro de 2009 e de 7,2% sobre o preço de novembro, já refletindo a safra menor que será colhida neste ano. “No Brasil, a safra 2011/12 terá início nos próximos meses, e a produção será menor em acordo com o ciclo bienal de produção”, informa o relatório da OIC.

Apesar da valorização, o produto brasileiro voltou a perder força em relação ao café colombiano. O diferencial de preços entre os dois países subiu novamente, interrompendo o movimento de queda registrado desde agosto do ano passado. Em novembro, o produto colombiano era negociado com ágio de US$0,53 por libra-peso sobre o café nacional. Em dezembro, esse valor subiu para US$0,58, mas ainda abaixo dos US$0,81 por libra-peso de agosto.

Fonte: Valor Econômico. Por Alexandre Inácio. 13 de janeiro de 2011