Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Clima anula elevação da área de plantio e limita colheita de grãos

Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 -09h50
A produção brasileira de grãos deverá ocupar quase 48 milhões de hectares e render pouco mais de 149 milhões de toneladas nesta safra 2010/11, conforme levantamento divulgado na quinta-feira pela Conab para a atual temporada. Trata-se da primeira projeção "exata" do órgão para o ciclo. Nas duas pesquisas divulgadas anteriormente, as previsões foram dividas em limites inferiores e superiores. Se confirmados os números, haverá crescimento de 1,3% na área total plantada e leve queda de 0,1% na colheita.

A tendência - área maior, produção estável - decorre do comportamento do clima, que em 2010/11 já não está "quase ideal" como esteve na temporada 2009/10 e afetará a produtividade de lavouras importantes como soja e milho. Graças aos reflexos do fenômeno La Niña, o plantio de soja em Mato Grosso, por exemplo, demorou quase um mês a mais do que o normal para ganhar força. No Paraná houve algum atraso, realça a Conab, mas discreto.

Mesmo assim, e graças a um incremento na área plantada total estimado pela Conab em 2,6%, a colheita brasileira de soja deverá alcançar 68,551 milhões de toneladas, apenas 0,2% menos que o recorde obtido em 2009/10.

O órgão federal também destaca, no levantamento publicado na quinta-feira, que os elevados preços da oleaginosa nos mercados internacional e doméstico estão levando as vendas antecipadas da oleaginosa a níveis recordes. Até o último dia 3, informa a Conab, "foram comercializadas cerca de 33% da produção nacional, frente aos 18% de igual período do ano anterior. (...) O Estado do Mato Grosso já comercializou aproximadamente 51% da sua produção".

Com mercado não tão favorável na época do plantio e também suscetível ao clima, o milho deverá amargar uma queda de 6,1% na produção em 2010/11.

Mais em www.conab.gov.br

Fonte: Valor Econômico. Por Fernando Lopes. 10 de dezembro de 2010.