Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Recuo nas cotações do gado para reposição

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 23 de junho de 2005 -12h18
Considerando machos e fêmeas, anelorados e mestiços, de todas as categorias, as quedas dos preços médios ocorreram no Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná e Rio de Janeiro, em 0,70%, 0,17%, 3,82%, 0,64% e 0,42%, respectivamente. O levantamento é da Scot Consultoria.

Os pecuaristas adiaram o quanto puderam a troca do boi gordo pelo magro. Os preços baixos do boi gordo inibiam as negociações. Entretanto, com a chegada da seca e da época do confinamento, os negócios aumentaram. O problema é que, mediante os preços estipulados pelo gado de reposição, estava difícil encontrar comprador. Alguns criadores e recriadores cederam às pressões baixistas, impulsionadas pelo baixo valor do boi gordo. Outros sustentam os preços, com negócios caminhando lentamente.

A maior dificuldade está em manter o gado nas pastagens, que estão fracas em boa parte do país. Difícil para quem quer comprar, que prefere gado erado, pois resiste mais às agruras do pasto seco, mas complicado também para quem quer vender, pois é preciso aliviar as pastagens, mesmo que os preços estejam baixos. (MGT)