Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Carne suína produzida em Santa Catarina pode começar a ser vendida aos Estados Unidos

Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 -09h30
Avaliações técnicas para liberar o comércio estão sendo concluídas

Até 20 de outubro, os Estados Unidos podem dar sinal verde para a importação de carne suína e bovina de Santa Catarina, de acordo com reportagem publicada pelo jornal Diário Catarinense. Segundo Pedro Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), o Departamento de Agricultura norte-americano (Usda) conclui avaliações técnicas para anunciar a abertura do mercado. Inspeções sanitárias de plantas industriais são realizadas para que o estado possa comercializar.

Santa Catarina é livre de aftosa sem vacinação e, há anos, negocia a venda de carne aos mercados norte-americano, europeu e japonês. Segundo o Diário Catarinense, há pressões de produtores americanos de bovinos contra a decisão de negociar com o estado brasileiro.

Se os aspectos burocráticos forem resolvidos até o final do ano, as agroindústrias catarinenses não terão muita carne suína para exportar ao país. Isto porque o mercado interno está comprando mais em função do maior poder aquisitivo da população e os preços no mercado internacional não estão atrativos.

Para os últimos meses deste ano, também está prevista uma pequena falta de matéria-prima às indústrias. A maior parte da carne é usada em embutidos.

Fonte: Globo Rural Online. 14 de outubro de 2010.