Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Vaca louca no Japão

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 18 de abril de 2006 -12h35
Uma novilha japonesa foi atestada como positiva para encefalopatia espongiforme bovina (conhecida como “mal da vaca louca”). Ainda serão feitos testes para ter certeza da ocorrência, mas o governo japonês se encontra apreensivo.

O problema por trás da vaca louca é de que ela é transmissível ao homem, conhecida como Doença de Creutzfeldt-Jakob. Portanto, os animais contaminados não podem entrar no mercado de carnes.

A polêmica atual reside na idade da novilha, apenas 20 meses. Enquanto que o Japão afirma a possibilidade de ocorrência da vaca louca em animais a partir dos 21 meses, os Estados Unidos dizem que isso só é possível após os 30 meses.

Com essa nova ocorrência, os Estados Unidos devem ser forçados a reduzir a idade dos animais abatidos enviados ao Japão. Atualmente o Japão aceita animais de 24 meses ou menos, mas talvez seja necessário reduzir para menos de 20 meses de idade.

Esse tipo de ocorrência não afeta o Brasil diretamente, uma vez que não somos exportadores de carne bovina para o Japão. Mas é interessante observar que o Japão não importa carne de países que não sejam livres de febre aftosa sem vacinação, entretanto a aftosa não atinge os humanos. (LMA)