Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Faesp solicita revisão do zoneamento agrícola de citros

Segunda-feira, 13 de setembro de 2010 -10h47
Em ofício encaminhado ao Coordenador do Zoneamento Agrícola do Mapa, Gustavo Bracale, o Presidente da Faesp, Fábio Meirelles, solicita estudos no intuito de incluir novos municípios paulistas no zoneamento agrícola para a cultura de citros no Estado de São Paulo, safra 2010, aprovado pela Portaria nº 148, de 17 de junho de 2010.

Meirelles afirma que “ao ler a referida Portaria, notamos que importantes municípios produtores de citros, localizados na região noroeste, não foram considerados aptos ao cultivo, entre eles: Estrela d´Oeste, Fernandópolis, Jales, Ouroeste, Palmeira d´Oeste, Santa Fé do Sul e Votuporanga”.

Esclarece que, por esta razão, a fim de subsidiar os estudos da Coordenadoria, enumera algumas informações estatísticas que destacam a importância do plantio de citros na região noroeste do Estado de São Paulo, com destaque para a produção de laranja, limão e tangerina nos municípios citados, reiterando a necessidade de incluí-los no zoneamento agrícola, como se segue:

Cerca de 30 mil propriedades paulistas dedicam-se ao cultivo de citros no Estado. Desse montante, 4% delas estão situadas nos municípios objeto do nosso pleito;

Considerando apenas as propriedades que cultivam limão, o percentual sobe para 5% do total do Estado. Em termos de área, os municípios listados representam 4% da área do Estado destinada ao plantio do limão. O município de Palmeira D´Oeste, por exemplo, ocupa a 11ª posição no ranking de área cultivada com limão em São Paulo;

Do total de 383 milhões de caixas de citros produzidas em São Paulo, em 2009, 6,3% foram provenientes dos municípios que integram a região de Fernandópolis, Jales e Votuporanga, entre os quais fazem parte os municípios citados. São quase 10 milhões de pés de citros que produzem anualmente 24 milhões de caixas.

Fonte: CNA. 10 de setembro de 2010.