Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Empresa do Catar investe em agronegócios no Brasil

Quinta-feira, 9 de setembro de 2010 -10h05
A Hassad Food, empresa do ramo de alimentos que pertence ao fundo soberano do Catar, está investindo US$ 1 bilhão em atividades agropecuárias ao redor do mundo e o Brasil é um dos países em que a companhia busca se estabelecer. “É natural que a Hassad Food busque oportunidades no Brasil, dada sua posição (do país) como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos”, disse por e-mail à ANBA (Agência de Notícias Brasil Árabe) o presidente da companhia, Nasser Al-Hajri. No final de agosto, o executivo anunciou que a empresa está negociando participação em projetos nos ramos sucroalcooleiro e avícola no Brasil.

Hajri afirmou que, além do baixo custo e alta qualidade das rações para animais, o que mais impressionou a empresa foi “a capacidade das lavouras de cana do país de produzir tanto açúcar quanto biocombustíveis de primeira linha”. Ele acrescentou que a companhia avalia uma série de projetos em vários estados brasileiros e em outros países da América do Sul, especialmente nas áreas de grãos, pecuária e avicultura. Leia abaixo a entrevista:

ANBA - Por que a Hassad Food decidiu investir no Brasil?

Nasser Al-Hajri - A Hassad é uma companhia que investe em agricultura e pecuária, visando obter os maiores retornos possíveis. Investimos em países com produção abundante, com capacidade para administrar uma produção agrícola crescente destinada à exportação e fornecer alimentos em escala mundial. É natural que a Hassad Food busque oportunidades no Brasil, dada sua posição (do país) como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos.

Vocês já têm negócios no Brasil?

No momento, a Hassad está avaliando oportunidades de investimento no Brasil e em outros países sul-americanos, principalmente em grãos, gado, aves, trigo e arroz.

Quanto a Hassad Food pretende investir no país?

Não temos em mente uma quantia específica para investir no Brasil. A Hassad Food está investindo US$ 1 bilhão na compra e criação de empresas agrícolas ao redor do mundo. Consideramos esses investimentos como sendo vitalícios, porque geram qualidade de vida e benefícios mútuos. Implementamos negócios gerenciados de forma profissional e que geram crescimento.

Esses projetos nos setores de açúcar e aves [no Brasil] já existem, ou ainda serão construídos?

Estamos analisando tanto projetos já existentes quanto outros ainda não implementados, com base no que eles podem nos oferecer. Com relação à compra de uma usina de açúcar no Brasil, além do baixo custo, o que mais nos impressiona é a capacidade das lavouras de cana do país produzirem tanto açúcar quanto biocombustíveis de primeira linha.

Onde ficam esses projetos?

Estamos avaliando oportunidades em diversas regiões do Brasil e do mundo. No entanto, garantimos total confidencialidade aos nossos possíveis parceiros, por isso só revelamos os detalhes de nossas transações quando o contrato tiver sido assinado por todas as partes.

Com quantas companhias brasileiras vocês estão negociando?

No momento temos vários projetos em potencial, em vários estados do país, e esperamos poder anunciar novos investimentos em um futuro próximo.

A Hassad Food está buscando oportunidades em outras áreas?

Nossa estratégia de longo prazo é investir em cultivo, produção e fornecimento de uma ampla variedade de alimentos de primeira necessidade, como gado, frutas, verduras e lácteos. Também é importante destacar que os investimentos da Hassad geram melhorias para todas as comunidades nas quais investimos. Nossos investimentos em áreas rurais garantem a criação e o desenvolvimento de recursos agrícolas importantes, além de contarem com nossas instalações de alto nível para pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: ANBA. 8 de setembro de 2010.