Hoje foi confirmado mais um caso do mal da vaca louca – encefalopatia espongiforme bovina – nos Estados Unidos. Os últimos casos registrados no País foram em junho de 2004, quando foi detectado um foco no Texas - um dos Estados mais importantes para a bovinocultura norte-americana - e em dezembro de 2003, quando a ocorrência foi em Washignton.
O animal infectado, uma vaca com cerca de 10 anos, foi encontrada numa propriedade no Estado do Alabama. Entretanto, como a vaca estava somente há um ano na fazenda, será feito o rastreamento de sua origem, além do mais, segundo fontes locais, existe a possibilidade desse animal ser proveniente do Canadá.
O problema relacionado ao mal da vaca louca é a sua transmissão ao ser humano. A doença é causada por um príon e causa degeneração nervosa crônica. O consumo de carne contaminada pode provocar a Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ) no ser humano.
Esse problema sanitário ocorre simultaneamente à volta das exportações norte-americanas, como era o caso da retomada para a Coréia do Sul, em abril. A volta dos Estados Unidos como grande exportador de carne bovina pode ser adiada. (LMA)