Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportação para a China

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 13 de março de 2006 -11h59
Uma missão veterinária da China começou há alguns dias um roteiro de visitas, que possibilitará o aumento do número de estabelecimentos exportadores de carne bovina e de aves para o País asiático.

O grupo visitará nove frigoríficos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A expectativa da Secretaria de Defesa Agropecuária é de que ao final do roteiro, a China amplie a lista de frigoríficos habilitados a exportar. A reunião final entre técnicos dos dois países ocorrerá, dia 20 de março, na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A China é dos principais compradores de produtos do agronegócio brasileiro. Em fevereiro, o setor exportou para o mercado chinês o equivalente a US$124,7 milhões, 27,3% do total exportado para a Ásia. Em relação à fevereiro de 2005, quando o Brasil exportou US$64,7 milhões em produtos do agronegócio para a China, houve um aumento de 14,9% da receita em igual período deste ano.

Mas a China ainda é um pequeno comprador de carne bovina brasileira. Em 2005, a China foi responsável por cerca de 2,8% (em faturamento) do total exportado pelo Brasil. Para se ter uma idéia, somente a União Européia foi responsável por 34,07% do total de faturamento com exportações de carne bovina em 2005. (MGT)