Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Outra vez o embargo russo em pauta

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006 -04h13
Mais uma vez a retirada do embargo russo vem sendo colocada em pauta. De acordo com o secretário-executivo da Articulação Internacional de Santa Catarina, o embargo só se estende porque a Rússia possui reservas de carne para o inverno. Nessa época, o frio rigoroso no hemisfério norte congela os mares russos, e os portos ficam desativados durante janeiro e fevereiro.

De acordo com o Secretário, o fim do embargo é uma questão de tempo, já que a falta de carne suína e bovina brasileira (que dura mais de 2 meses) influencia no aumento de preço da carne na Rússia.

Para Santa Catarina, livre de aftosa sem vacinação, o problema maior está no embargo da carne suína, pois a Rússia é o maior comprador da carne brasileira e o Estado catarinense, o maior exportador. Cerca de 70% das vendas externas de carne suína de Santa Catarina vai para a Rússia.

Embora essa época do ano seja de limitação dos portos russos, é também o período de negociação de novos contratos. Esses novos acordos podem vir a ser prejudicados caso o embargo permaneça por muito mais tempo. (MGT)